quinta-feira, 6 de novembro de 2008

CIRCUITOS E PASSEIOS PEDESTRES

ENTRE A SERRA E O MAR 

Este trilho começa e termina junto à igreja de Santa Barbara e tem a duração de cerca de 2 horas e 30 minutos.

O percurso inicia-se no Caminho dos Atoleiros, que se sobe até chegar aos moinhos de vento no Arrebentão. Um pouco mais à frente volta-se à esquerda e logo depois à direita por um atalho de pé posto que dá acesso ao Poço da pedreira, nesta pedreira era onde se retirava a pedra para a construção de casas.

Entra-se no caminho dos Barreiros, e continua-se a andar, um pouco mais à frente encontrará um desvio que o levará ao topo de uma colina que lhe oferece um miradouro único sobre a Baía de S. Lourenço.

Continuando o caminho, até chegar ao lugar do Norte, junto da ermida da Nossa Senhora de Lourdes. De seguida desce-se o adro, entrando num caminho de pé posto que atravessa várias pastagens e depois entra-se novamente num caminho de terra batida que vai em direcção ao Vale de Lagos.

Durante esta descida deverá fazer uma paragem e contemplar a Ribeira do Amaro e uma esplêndida cascata com cerca de 50m de altura.

Continuando o caminho, descerá até à ribeira, passando-a com algum cuidado e subindo a encosta do vale chegará ao lugar dos Lagos.

Depois de o atravessar chega-se ao Caminho do Covão da Mula e sobe-se o caminho; este local é onde se pode observar varias espécies vegetais e aves e uma bonita vista sobre o Centro de Santa Barbara. Poderá também visualizar os buracos onde os habitantes da freguesia retiravam o barro para uso doméstico. Depois desce-se passando pela Cova do Saibro até chegar novamente até ao inicio deste percurso ou seja até à igreja Paroquial. 

 

INFORMAÇÃO RETIRADA: DO GUIA TURÍSTICO DE SANTA MARIA 2008/2009 15ª EDIÇÃO

Sem comentários:

Enviar um comentário