quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

TEMOS A OBRIGAÇÃO DE PRESERVAR O NOSSO PATRIMÓNIO! OU NÃO?


Fontanário e pias no Lugar do Norte quando era possível ter acesso.

Qualquer entidade ou pessoa tem que ter a obrigação de preservar o património que nos foi deixado pelos nossos antepassados. Existe muito património que está em mau estado, ora estão em propriedades privadas ou estão em locais pouco frequentados por pessoas.
Muitos dos fontanários, pias, bebedouros foram feitas a mão, visto naquele tempo não haver maquinas para a sua construção.
Hoje em dia o património que esta vista de todos é reparado, pintado, os que se encontra em locais poucos habitáveis são esquecidos. Como é o exemplo do fontanário e pias no Lugar do Norte localizado neste momento dentro de canas.
Para quem sabe o seu local e acesso, depara-se que para lá chegar é necessário usar uma catana ou foice. Como este exemplo que foi apresentado existe outros fontanários/pias naquelas condições.
A sua preservação tem que partir de cada um, e principalmente por quem nos governa, chamando a  atenção em  casos privados e dando o exemplo na avia publica; não esquecendo que existe apoios para sua recuperação.
Na nossa freguesia existe vários locais com património muito bonito, mas o seu acesso é deveras duro ou impossível e sem sinalização.
Temos que preservar afinal o que nosso. Ou não

2 comentários: