quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

SEM ESCOLA, E AGORA...

Já a muito que se fala com que vai acontecer com a nossa escola primaria da freguesia.
O que se sabe que nada está programado para aquele espaço. Algum tempo atrás colocou-se a hipótese de abrir uma escola profissional, que até a vista não se vê movimento nenhum, não houve nada de “profissional” nesta matéria.
Uma das salas da escola está ocupada como sede do - CADEP-CN – (Clube dos Amigos Defensores do Património-Cultural e Natural, criado em 1990), o resto do edifício encontra-se vazio.
A muitos anos após fecharem a primeira escola, a casa do povo ficou responsável pelo edifício, transformando-o num espaço de convívio onde se pode confraternizar, fazer festas, actividades entre os idosos, outros, é aproveitado por vezes pelos responsáveis das festas da freguesia quando querem fazer alguma actividade para angariação de fundos.
É verdade que não existe muitas crianças na freguesia, mas isso não implica que esteja fechada e que a deixemos cair, como a teve o fim a escola do Lagos.
 Em outras freguesias algumas escolas que encerram muitas são aproveitadas por associações, juntas ou outras entidades.

 O que se poderia fazer com aquele espaço?

Fala-se tanto em casas mortuárias: quem morre da freguesia tem que se ir para Vila do Porto, numa das salas poderia ser eventualmente um espaço para este tipo. Está no centro da freguesia e não dá tanto transtorno para quem quer ir visitar pela última vez alguém querido;

Salas para catequese, para as crianças católicas;

Espaço para arquivo municipal;


Não sei, o que quiserem, não deixam é cair o nosso património.

O que me espanta é que as nossas entidades não se manifestem, e preocupa-nos que existe vários casos de mesmo abandono na nossa freguesia.

Sem comentários:

Enviar um comentário