sexta-feira, 23 de maio de 2008

IGREJA PAROQUIAL


IGREJA PAROQUIAL

CORAÇÃO DE JESUS

SANTA BÁRBARA


A Igreja paroquial de Santa Bárbara está localizada no centro da freguesia.
Tem como padroeira, Santa Bárbara, festa a realizar-se nos princípios de Dezembro.
Em Agosto realiza-se a festa do Coração de Jesus, uma grande festa, com procissão que percorre todo o Termo da Igreja e mais para a noite, barraquinhas com petiscos, musica ao vivo, rifas e restaurante.
A igreja em 2007 foi alvo de uma grande reparação, inaugurada no dia da sua festa (Dezembro de 2007).
A igreja tem alvenaria de pedra rebocada e caiada, é constituída por um corpo principal de planta rectangular, pelo corpo da capela-mor, também de planta rectangular, pela torre sineira e vários corpos salientes correspondentes ao baptistério, às capelas laterais, à sacristia e ao falso transepto.
A fachada é rasgada pela portada, encimada por uma janela. Ambos os vãos são em arco abatido. É encimada por um frontão contracurvado com enrolamentos. Nos lados, é definida por dois cunhais encimados por grossos pináculos. A cornija que separa o frontão e os pináculos da fachada acompanha em curva o arco da janela e prolonga-se envolvendo os cunhais. A porta é enquadrada por um portal simulado constituído por pilastras estreitas, cornija saliente e pináculos embutidos na vertical das pilastras. As impostas do arco da porta, muito salientes, prolongam-se unindo-se às pilastras. A cornija está unida ao parapeito da janela superior por meio de um elemento decorativo contracurvado.
A torre sineira, de planta quadrangular, apresenta uma cornija a separar o terço superior onde se encontram os vãos dos sinos rematados em arco de volta perfeita. A torre é rematada por uma segunda cornija e por uma guarda em cantaria (com cruzes em baixo relevo nos elementos do ângulo) encimada por pináculos nos quatro cantos.
O interior apresenta nave única, de cantos cortados junto à capela-mor. Tem coro-alto em madeira sobre a entrada. Tem três capelas na cabeceira, outra no lado da epístola (a meio do corpo da nave) e o baptistério junto à entrada (do lado do evangelho). Nos cantos cortados, junto à capela-mor, situam-se dois arcos que dão acesso aos braços do falso transepto, por onde se acede às duas capelas que ladeiam a capela-mor. O arco triunfal, bem como os que dão acesso ao falso transepto e às capelas, são em arco de volta quase perfeita sobre impostas.

Sem comentários:

Enviar um comentário