quarta-feira, 15 de outubro de 2008

CASA TIPICA


A casa típica de Santa Maria, variam de freguesia para freguesia, no entanto são inspiradas na sua maioria na arquitectura tradicional do Alentejo e Algarve, que merecem um olhar atento. Existe dois tipos de casa: Uma de forma rectangular, com as excrescências da cozinha e do redondo forno, cobertas por um telhado de quatro águas feito com a telha de canudo, que outrora fizera-se na ilha, as suas pinturas em cal branco, com os rebordos das portas e janelas na cor que pertencia a freguesia (no nosso caso é azul, anil) e constituídas por grandes chaminés cilíndricas, as suas janelas são de guilhotina de duas folhas. Outro tipo de casa esta é também rectangular com dois pisos (loja em baixo por baixo por aproveitamento do decline e habitação no piso superior.), de resto tem as mesmas semelhanças que as outras casas. O acesso à casa faz-se por um balcão à fachada principal.

Normalmente neste tipo de casas (as mais antigas) ainda se pode encontrar o “chiqueiro” onde permanecia o porco para mais tarde, (depois de grande), matar. A “tulha” (sequeiro de milho) sobre quatro pés de pedra, onde secavam o milho para dar aos animais.

Texto retirado do: Guia turístico 2008/2009 de Santa Maria

3 comentários:

  1. pois por acaso as fotos tao giras ate apareseu a minha casa

    ResponderEliminar
  2. Ola, sou de lisboa, e estou a fazer um trabalho sobre as casas dos açores, gostei muito do teu blog e das informações que aqui destes, podias me enviar mais informações?... tambem tenho um blog, e até tenho um conto ilustrado acerca dos açores, espero que ainda estejas no activo como blogger... Saudações

    ResponderEliminar
  3. pode verificar:
    http://www.visitazores.com/pt-pt/the-azores/the-9-islands/santa-maria/heritage

    ResponderEliminar